A psicanálise é um processo terapêutico profundo e contínuo, focado no autoconhecimento, que visa acessar o inconsciente do paciente para compreender as causas de seus conflitos e padrões repetitivos. A psico-análise ou análise é um trabalho extenso, sem previsão de término, e busca transformar o sujeito por meio de uma exploração profunda da sua história de vida e seus desejos inconscientes.
A psicoterapia psicanalítica segue os mesmos princípios da psicanálise, mas com um foco mais direcionado. Ela geralmente busca trabalhar queixas específicas trazidas pelo paciente, como: problemas de relacionamento, comportamentais ou sintomas indesejados. Embora também tenha uma abordagem psicanalítica, pode ser mais breve e focada em soluções para questões pontuais.
Já a psicoterapia breve psicanalítica é um formato ainda mais focado e limitado, com um tempo de duração pré-determinado. Ela se concentra em um único problema ou conflito específico que o paciente deseja resolver, como decisões difíceis, questões de relacionamento ou trauma recente. O processo pode durar de algumas sessões a um ano. Trabalha com um foco bem definido e tem como objetivo proporcionar soluções práticas e emocionais para questões urgentes ou específicas.
Para entender mais sobre esses três tipos de terapia, explore a seção 'Sobre o Atendimento' no menu superior, onde você encontrará uma explicação detalhada sobre a psicanálise, a psicoterapia psicanalítica e a psicoterapia breve psicanalítica.
A psicoterapia é indicada quando a pessoa enfrenta dificuldades emocionais persistentes, como problemas nos relacionamentos, ansiedade, tristeza, estresse excessivo, ou quando sente que não está conseguindo lidar sozinho com essas questões emocionais. A psicoterapia também pode ser procurada por quem deseja se conhecer melhor e compreender mais profundamente seus sentimentos, pensamentos e comportamentos, buscando maior qualidade de vida, bem-estar e equilíbrio emocional.
Sim. A psicoterapia é um espaço seguro para você expressar seus pensamentos, medos, sentimentos, por mais complicados que pareçam para você. É onde você pode falar até dos seus pensamentos mais estranhos, mirabolantes e assustadores. É um local para se falar realmente sobre tudo, sem julgamento ou restrição.
O Psicólogo é um Profissional formado em Psicologia, que trabalha com psicoterapia para ajudar seus pacientes no autoconhecimento, a lidar com suas emoções e a tratar questões como ansiedade e depressão. Não pode prescrever medicamentos. Sua terapia é baseada em métodos científicos e na abordagem teórica que o mesmo adotou para sua prática clínica.
O Psiquiatra é um Médico, que se graduou em medicina e se especializou em psiquiatria. Capacitado para cuidar da saúde mental dos seus pacientes através do diagnóstico e tratamento medicamentoso. Somente o médico pode prescrever medicações.
O profissional Psicanalista é uma pessoa que fez a formação em psicanálise, que é um curso que exige o estudo da teoria, a supervisão clínica e a terapia pessoal por um tempo específico. As escolas de psicanalise mais renomadas e oficiais exigem que o profissional tenha uma graduação na área de humanas para ingressar no curso de psicanálise.
Existem psicólogos que se especializam em Psicanálise, que é o meu caso.
Sim. O pagamento da primeira sessão precisa ser feito no dia da mesma. Caso o paciente decida dar continuidade ao tratamento, é combinado no final da primeira sessão uma forma de pagamento que seja conveniente e adequada para ambos, paciente e terapeuta.
Os resultados variam para cada pessoa. Algumas mudanças podem ser percebidas em uma ou em algumas sessões, enquanto questões mais profundas podem levar meses ou anos para serem trabalhadas. A abertura do(a) paciente em falar sobre suas feridas mais profundas e a gravidade e duração dos traumas que o(a) paciente vivenciou interferem diretamente neste tempo.
O tempo de um processo psicoterapêutico varia de pessoa para pessoa e depende de vários fatores, tais como: a demanda do paciente e o seu objetivo, a abordagem do psicólogo, a frequência das sessões., a gravidade da questão a ser abordada, o engajamento do paciente, etc..
Sim. Embora seja recomendado que você esteja sozinho(a) no ambiente; que ele seja sigiloso, silencioso e confortável. Esteja ciente do tempo de duração da sessão, que a mesma não pode ser interrompida e que sua conexão com a internet deve ser boa e estável. É recomendado ao paciente utilizar fone de ouvido, mesmo que faça a sessão da sua casa.
Sim. Estudos indicam que a terapia online pode ser tão eficaz quanto a presencial, desde que o paciente tenha um ambiente adequado para as sessões e que se implique no processo terapêutico da mesma forma que numa sessão presencial.
Não. Apenas psiquiatras podem prescrever medicamentos. No entanto, um psicólogo pode sugerir que você procure um psiquiatra caso perceba essa necessidade.
Sim... Exceto quando o paciente está colocando sua vida ou a de terceiros em risco. Nesses casos, o psicólogo terá que entrar em contato com a família do paciente, para a própria proteção do mesmo. Um exemplo é quando um paciente apresenta pensamentos e ações suicidas e o psicólogo precisa acionar sua família para evitar que ele tire a própria vida.
O pagamento poderá ser realizado via pix ou em dinheiro. Não recebo por cartões de crédito ou débito.